sexta-feira, 29 de julho de 2011

“Moda num mundo global "


Foi lançado no Spring/Summer Fashion Week em Londres dia 12 de Maio o livro “Moda num mundo global – Fashion in a global World”.

Neste livro, coordenado por Isabel Cantista, Francisco Vitorino Martins, Paula Rodrigues e Maria Helena Villas Boas Alvim recolhem-se as reflexões de cerca de vinte e quatro professores e investigadores de todo o mundo, de várias áreas do saber, sobre o fenómeno moda.

A moda é uma indústria em que a cadeia de fornecimentos é verdadeiramente global. E, a distribuição e a marca desempenham um papel importante em termos do relacionamento com o consumidor. Poderíamos pensar que a globalização estaria á contribuir para uma uniformização de gostos, para uma adoção de comportamentos de consumo semelhantes. No entanto, basta atender aos estudos sobre o mercado polaco e o mercado chinês presentes nesta obra, para nos darmos conta que existe uma procura por parte destes países de encontrar e autenticar perante o mercado global, a “sua” moda. Cada vez mais existe um investimento no design local.

Outra tendência patente é a de uma crescente preocupação por parte do consumidor, quanto às condições sociais e ambientais, em que decorre o processo de produção e distribuição. Este fato, reflete bem o “peso” que a sustentabilidade e a responsabilidade social têm e poderão vir a ter nas decisões de compra. O caso da IndusTree e das griffes ecológicas alemãs, como a de Christine Mayer são apenas alguns dos muitos exemplos referidos.

O livro ainda não foi lançado no Brasil,mas você pode ler aqui: http://issuu.com/vidaeconomica/docs/a_moda_num_mundo_global

..às margens do Rio Hudson \o/

O Improv Everywhere é um coletivo nova-iorquino dedicado a promover a diversão em lugares públicos das mais diferentes formas. E a mais interessante delas, até mesmo pelo potencial de reunir multidões já comprovado pelos flash mobs, são os Mp3 Experiments.

A organização do experimento acontece via redes sociais, cuja instrução inicial prevê que os participantes baixem um arquivo mp3 para ser ouvido no dia, local e horário combinados, todos ao mesmo tempo, cada um no seu próprio tocador.

O arquivo, contendo um mix de música e instruções de voz vai orquestrando a ação dos participantes ao longo do dia, e como se pode ver no oitavo experimento, que reuniu mais de 3.500 pessoas às margens do Rio Hudson agora em julho, evolui de pulos, cumprimentos e valsinhas para uma empolgante rave de luz.








quinta-feira, 28 de julho de 2011

See Something or Say Something

O projeto de Eric Fischer retrata fotos do mundo conectado no Twitter e no Flickr.
Flickr em laranja, os do Twitter em azul e ambos em luz branca.

Tokio

Londres

Nova York

Rio de Janeiro

quarta-feira, 27 de julho de 2011

F.O.M.O.

Seria correto chamar de "mal do século" , do minuto dada a velocidade com que as coisas acontecem e desacontecem na era digital??
 Sim! é o F.O.M.O,  fear of missing out, em português , “medo de estar perdendo algo”. Algo que eu deveria, neste exato segundo, estar twitando, postando, curtindo, enviando, fotoblogando, conectando, midiasocializando.  Uma das conseqüências danosas da doença FOMO é a indigestão crônica da quantidade de informação engolida e não processada.
A jornalista Lucia Guimarães, do Estadão,  publicou no último sábado uma entrevista genial com o escritor russo-americano Gary Shteyngart, autor do recém- lançado romance Uma História de Amor Real e Supertriste, em que falaram do assunto em trechos como os que reproduzo aqui:

…numa universidade novaiorquina, há um estranho curso de orientação para calouros. É uma espécie de fisioterapia verbal para quem só consegue se comunicar em torpedos ou via Facebook. Privados de seus smartphones, os alunos vão para a frente da turma e tem que aprender a se apresentar:
Eu sou fulano, nasci em tal lugar, vim para cá por tal e qual motivo..”
Houve um tempo em que éramos julgados, em parte, pela capacidade de interagir com nossos companheiros de espécie biológica. ‘Hoje”, lembra Shteyngart, “celebramos esquisitões antissociais como  Mark Zuckerberg.
Não saber se expressar virou um charme. É o autismo verbal como virtude.

HEPL!! Precisamos voltar a olhar para o ser da mesma espécie e falar com ele sem ter que acionar a tecla enviar.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Comportamento e Consumo


Seminário Internacional de Comportamento e Consumo do SENAI/ CETIQT, com foco nas áreas de gestão, moda e design, coloca em pauta a relação entre dois importantes conceitos de fenômeno da atualidade, ECONOMIA CRIATIVA  e CONUSMO.
Chega mais: http://www.cetiqt.senai.br/dcb/novox/port/destaques/6seminario/index.html

Dinner in The Sky

São Paulo volta a receber o Dinner in The Sky, evento suspenso a 50 metros de altura em uma estrutura metálica para um jantar. Os jantares acontecerão duas vezes por noite.
Na segunda quinzena de novembro, quem quiser sentir a experiência de jantar a 50 metros de altura poderá pagar um ingresso de R$ 600. A novidade, desta vez, é que os paulistanos terão também a oportunidade de assistir apresentações musicais, misturando música clássica e eletrônica.




A Midia Foods, empresa que organiza o evento, realizará um concurso cultural para ver o show nas alturas.

..me manda um SMS?!!

Short Message Service é a forma de comunicação exatamente direta de tratar os assuntos. Passamos a ser bastante objetivos, diretos, com informações simples e relevantes.
O fotógrafo Joe Holmes fez uma série de fotos chamada "Texters", onde fotografou as pessoas interagindo com seus celulares.














Melissa + Jason Wu


Melissa acaba de lançar uma nova parceria, desta vez com Jason Wu. Projeto da menina Ultra é inspirada por Miss Wu, logotipo do designer icônico coruja grande olho, enquanto que a Melissa + Lady Jason Wu estilo do dragão é inspirado por seu outono / inverno 2011 coleção referência Versailles.




quinta-feira, 21 de julho de 2011

Ta na duvida?!

Fashism é um site onde os usuários postam seus looks e dúvidas, e recebem conselhos e opiniões de como usar. As narcisas vão adorar!!
Chegas mais: http://fashism.com

Restrições na Arábia Saudita.

Aqui no Brasil não e nada difícil para um diretor de arte vender cerveja com corpos de mulheres saradas, certo? Mas se ele estiver em Dubai com certeza vai encontrar muitas dificuldades, lá a sensualidade de um comercial deve dar lugar a uma ingenuidade. Um anúncio para H&M teve que ser photoshopado para caber nos moldes do pais.

O antes e depois de Gisele Bündchen para H&M.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Conectados.


Á cores por todos os lados.

Quem gosta de cores vai adorar os tapetes coloridos, gráficos, vibrantes e super originais, criados por Sonya Winner.





Um antidepressivo decorativo!




E nessa onda do color bloking, recomendo também o Plenty of Colour.








 

terça-feira, 19 de julho de 2011

Fator H.

A MAC estava atrás de pessoas com estilo, coração e alma. Fez um casting diferente para a sua próxima coleção de outono, os modelos foram escolhidos através de um concurso online, os participantes enviaram fotos ou vídeos explicando o porquê mereciam um makeover da MAC.
#humanizaçãodasmarcas


"Qual seria a sensação de começar uma nação do zero?"

Depois da incrível campanha da Diesel “Be Stupid”, onde ser estúpido é não ter medo de fazer algo completamente diferente dos outros, não ter medo de arriscar e ser verdadeiramente único e original.





Agora a marca cria uma ilha para a nova campanha. Nessa ilha se pode recriar tudo que somos, onde não há injustiças sociais e todas as leis podem ser reescritas. Como a marca diz: “Um país só para os corajosos”.





Diesel Island. www.diesel.com/island



Reparem que as imagens descrevem a tendência retrô, CELEBRAR A NOSTALGIA DOS ANOS, a estética de cinema! A galerinha já entra no clima quando posta suas fotos dos iphones pelo aplicativo isntragam.
Trends Talking a-do-ra \o/ as campanhas da Diesel.#cool