sexta-feira, 29 de julho de 2011

“Moda num mundo global "


Foi lançado no Spring/Summer Fashion Week em Londres dia 12 de Maio o livro “Moda num mundo global – Fashion in a global World”.

Neste livro, coordenado por Isabel Cantista, Francisco Vitorino Martins, Paula Rodrigues e Maria Helena Villas Boas Alvim recolhem-se as reflexões de cerca de vinte e quatro professores e investigadores de todo o mundo, de várias áreas do saber, sobre o fenómeno moda.

A moda é uma indústria em que a cadeia de fornecimentos é verdadeiramente global. E, a distribuição e a marca desempenham um papel importante em termos do relacionamento com o consumidor. Poderíamos pensar que a globalização estaria á contribuir para uma uniformização de gostos, para uma adoção de comportamentos de consumo semelhantes. No entanto, basta atender aos estudos sobre o mercado polaco e o mercado chinês presentes nesta obra, para nos darmos conta que existe uma procura por parte destes países de encontrar e autenticar perante o mercado global, a “sua” moda. Cada vez mais existe um investimento no design local.

Outra tendência patente é a de uma crescente preocupação por parte do consumidor, quanto às condições sociais e ambientais, em que decorre o processo de produção e distribuição. Este fato, reflete bem o “peso” que a sustentabilidade e a responsabilidade social têm e poderão vir a ter nas decisões de compra. O caso da IndusTree e das griffes ecológicas alemãs, como a de Christine Mayer são apenas alguns dos muitos exemplos referidos.

O livro ainda não foi lançado no Brasil,mas você pode ler aqui: http://issuu.com/vidaeconomica/docs/a_moda_num_mundo_global

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